Thursday, January 24, 2013

Loterofilia no Brasil - Hobby e História



Projeto Fachada da Câmara e da Cadeia de Vila Rica - 1784
Arquivo Nacional de Lisboa
O primeiro registro de loteria  no Brasil se deu no estado de Minas Gerais, em 1784. Teve por objetivo angariar fundos para construção de prédio para abrigar a Câmara e da Cadeia de Vila Rica, que era, na época, capital do Estado.
Em 1823, Vila Rica  teve o seu nome mudado para Ouro Preto. A cidade foi tombada pelo Patrimônio Cultural da Humanidade (1980), atualmente o prédio da Câmara e da Cadeia, imóvel também tombado, abriga o  Museu da Inconfidência.


ANO 1891 - Loteria do Estado do Rio Grande do Sul
A  Loteria do Estado do Rio Grande do Sul é a que mais tempo ficou em operação no Brasil (161 anos de atividades). Criada em 28 de fevereiro de 1843, por Decreto do Presidente Constitucional da República Rio-Grandense, General Bento Gonçalves da Silva, teve como primeira finalidade arrecadar recursos para os hospitais do Exército Farroupilha.

Outra data relevante para o loterofilia brasileira é 27de abril de 1844, quando D. Pedro II, Imperador do Brasil, promulgou o primeiro regulamento sobre o funcionamento das Loterias (Decreto nr.357). As loterias eram exploradas por particulares, através de concorrências públicas organizadas pelo Ministério da Fazenda.

ANO 1892 - Loteria do Estado de São Paulo 
A Caixa Econômica, em 1961,  ganha exclusividade na exploração das loterias da União (Decreto 50.594). A  primeira extração realizada sobre a coordenação da Caixa se deu em 15 de setembro de 1962.


Extração de Número 1 - 15.setembro.1962
Loteria Federal do Brasil
A exemplo do "selo" e da "moeda" o "bilhete de loteria", se observado o que está estampado,  fala de acontecimentos especiais e eventos de destaque, registram fatos e datas e homenageia profissões e personalidades. São detalhes interessantes da política, história, personagens, geografia, arquitetura, costumes, folclore, fauna, flora, guerra e paz, que passam despercebidos pela maioria de seus usuários (apostadores/colecionadores).

No caso da Loteria Federal, temos duas extrações semanais, totalizando anualmente cerca de 90 emissões de bilhetes/ano. As extrações mais conhecidas são as especiais de Natal, Carnaval, Ano Novo, São João e da Inconfidência.
  
Bilhetes Loteria Federal - 16 frações
É louvável a iniciativa da Caixa  em estampar nos bilhetes de loteria  fotos de criança desaparecidas. Foram diversas extrações e campanhas ao longo de 1996 a 2000.
Em 2006, foram publicadas  nada menos que  27 milhões de frações, com 120 fotos de crianças desaparecidas. Esta campanha foi denominada "Com sua ajuda essa saudade pode ter fim", foi desenvolvida em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH).

2 comments:

  1. This comment has been removed by a blog administrator.

    ReplyDelete
    Replies
    1. This comment has been removed by the author.

      Delete